Sobre o Líder
Yepes está convencido do poder de transformação que as empresas têm na sociedade e é conhecido por converter um dos maiores bancos da Colômbia em uma filosofia humanística
Carlos Raúl Yepes (19 de maio de 1964) é um dos líderes empresariais mais destacados da Colômbia. Ele é o ex-presidente do Bancolombia, um dos maiores bancos da América Latina.
Conhecida por criar uma cultura de colocar as pessoas em primeiro lugar e, ao mesmo tempo, alcançar resultados de alto desempenho.
Ele é membro do conselho de poderosos conglomerados empresariais, como EPM, ANDI e SURA.
Seu Propósito
Yepes usou sua posição de influência para cumprir um propósito maior que geraria transformação e influenciaria positivamente a vida das pessoas
Carlos Raul Yepes começou a trabalhar muito jovem no Banco Industrial Colombiano como Diretor Jurídico. Após sua fusão com o Banco de Colombia e ocupando diferentes cargos, tornou-se presidente do Bancolombia, tornando-se uma das lideranças mais destacadas do país.
"Não existe um mundo de empresas, existe um mundo de pessoas"
Caso para Mudança
“Quando eleito Presidente, a primeira pergunta que me fiz foi o que mais me incomodava no sistema financeiro: Que era indolente, arrogante e materialista. Agora que tenho o mandato, farei uma proposta calorosa, estreita, respeitosa e inclusiva. ”
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Implementar uma mudança de mentalidade baseada na confiança, nos valores e na ética, e demonstrar que essas virtudes podem ser compatíveis e complementares com o crescimento e rentabilidade que todos os negócios procuram.”
“No Grupo Bancolombia definimos o Modelo de Sustentabilidade que inclui nossas políticas de compras, direitos humanos, mudanças climáticas, financiamento, investimentos, relacionamento com as partes interessadas e nossos objetivos sociais e ambientais.”
Suas Qualidades de Liderança
A abordagem bancária humanística do Yepes focada na criação de valor compartilhado para transformar as comunidades que o banco atende, explorando novas formas e oportunidades para o banco enquanto cuida de seu pessoal
Após ser nomeado presidente do Bancolombia, perguntou-se o que mais o incomodava no setor financeiro: que era exclusivo, frio e distante. Isso o preocupou, já que fazia parte do sistema há muitos anos, mas usava seu poder para mudá-lo.
Ações-chave
O Bancolombia começou a se concentrar na construção de relacionamentos de longo prazo baseados no respeito e na confiança.
Contratou uma empresa especializada para desenhar o modelo de Reputação Corporativa, envolvendo todos os stakeholders para entender sua percepção emocional e racional em relação à empresa, identificando as áreas mais importantes de melhoria
Comportamentos de Liderança
Relações de longo prazo com as partes interessadas, baseadas no respeito e na confiança
Tornar as pessoas o centro da tomada de decisões
Lição Aprendida
Para construir confiança, um líder precisa ouvir as pessoas e agir para mostrar que estão sendo ouvidos
Repensando o Vencimento
Quando estava no Banco, Yepes incorporou sua filosofia de salário emocional para fazer os funcionários de todos os cargos da organização sentirem sua relevância para que trabalhem com eficácia e tenham sucesso.
Ações-chave
Carlos Raul mudou a forma de medir o desempenho dos colaboradores, não sendo mais avaliado apenas pelo aumento de clientes ou colocações, mas sim pela disponibilidade dos clientes em recomendar a entidade.
Além disso, para apoiar os funcionários na busca por um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, ele criou a unidade de negócios Qualidade de Vida.
Comportamentos de Liderança
Indo além da tarefa em mãos
Priorizando funcionários
Lição Aprendida
Funcionários saudáveis equivalem a resultados financeiros saudáveis. Os líderes devem ter clareza sobre o fato de que a saúde do funcionário não está apenas relacionada ao bem-estar dos funcionários, mas também intimamente relacionada ao desempenho organizacional
Antes que o governo colombiano convidasse o setor financeiro a se tornar mais amigável, Yepes já havia começado a agilizar diferentes procedimentos e mais de 1000 deles foram simplificados e +300 produtos e serviços gratuitos foram oferecidos aos clientes.
Ações-chave
Para enfrentar os desafios que o banco tinha no momento e para antever e responder aos futuros, o Yepes abriu a vice-presidência de inovação e decidiu envolver o Congresso, o Executivo, os Bancos e as empresas de telecomunicações trabalhando juntos para que mais cidadãos tivessem acesso ao financeiro sistema com confiança.
Comportamentos de Liderança
Entrando em ação para resolver desafios
Gestão proativa
Lição Aprendida
Não há um guia prático para desafiar o status quo, você tem que fazer o caminho conforme avança, impulsionado por uma visão mais ampla que envolve as capacidades de todas as suas partes interessadas