Sobre o Líder
Sheryl Sandberg é uma das mulheres mais poderosas e influentes do mundo, conhecida por suas realizações no Facebook, Google, Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Facebook e como autora de best-sellers
Sheryl Sandberg (28 de agosto de 1969) é uma executiva de tecnologia, ativista e autora americana, mais conhecida como chief operating officer (COO) do Facebook.
Ela faz parte do conselho de diretores do Facebook como a primeira mulher a participar. Anteriormente, ela foi vice-presidente de vendas e operações on-line globais do Google.
Atualmente ocupa o quarto lugar na lista da Forbes das mulheres mais poderosas.
Sandberg é a força motriz do sucesso do Facebook e tem tudo para ter sucesso em face da adversidade
Sheryl Sandberg é COO do Facebook desde 2008 e foi eleita sua primeira mulher como diretora do conselho em 2012. Antes disso, ela foi vice-presidente de vendas e operações on-line globais do Google.
Sandberg servia como Chefe de Gabinete do Departamento do Tesouro sob o presidente Clinton quando decidiu ir para o Google. Apesar de ter sido aconselhada a trabalhar em banco de investimento, ela queria trabalhar para o setor de tecnologia em uma empresa operacional e acreditava que era a atitude certa.
“Não existe um ajuste perfeito quando você está procurando a próxima grande coisa a fazer. Você tem que aproveitar a oportunidade e torná-la adequada para você, e não o contrário ”
"Se você for oferecido um assento em um foguete, não pergunte qual assento. Percebi que o Facebook é importante com uma identidade autêntica e uma oportunidade de crescimento. E assim, em cada estágio, eu me importava menos com meu nível do que com o crescimento subjacente"
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Liderança é realizar mais do que a ciência da administração diz ser possível. Procuro pensar grande, algo que pode mudar o mundo, buscar crescimento. Meu exemplo favorito é a visão do Facebook: conectar o mundo ”
“É particularmente importante na época em que vivemos e para mim, no setor em que trabalho, que tudo se resume a escala. É tudo uma questão de escala. Ter impacto é como você faz algo que escala: alto impacto e custos marginais decrescentes, além da interação um a um que você tem como pessoa.
Sandberg é a força motriz do sucesso do Facebook e tem tudo para ter sucesso em face da adversidade
Foco e Visão
Quando ela trocou o Google pelo Facebook, ele tinha apenas 550 funcionários em 2008. Ainda assim, ela pensou que era o movimento correto. Por meio de seu plano e manuseio, ela configurou a empresa para o IPO de 2012 e aumentou a receita de anúncios em 21% durante a covid.
Ações-chave
Sandberg marcou reuniões duas vezes por semana com Zuckerberg para feedback. Seu histórico na Presidência e no Google a ajudou a focar no aumento da receita do Facebook, posicionando-o como uma plataforma de publicidade para pequenas empresas. Ela deu a eles uma maneira de se conectar com os clientes de maneira rápida e econômica
Comportamentos de Liderança
Definir metas desafiadoras
Adaptabilidade e capacidade de aprender
Lição Aprendida
Acreditar profundamente em algo fará com que os líderes se concentrem no como e não no quê.A experiência de Sandberg poderia ter lhe rendido qualquer emprego no mundo, no entanto, seu senso de motivação e capacidades tornaram a organização lucrativa.
Seu talento operacional preservou a missão do Facebook ao expandir e abrir escritórios em todo o mundo.
Depois do escândalo Cambridge Analytica, no qual dados privados de 87 milhões de usuários do FB foram usados para manipular as eleições nos Estados Unidos, Sandberg culpou e disse que a empresa poderia ter feito mais para garantir que os dados fossem excluídos, mas não o fez.
Ações-chave
Quando Sandberg foi ao escrutínio público, ela primeiro ficou em silêncio, depois fez um tour de desculpas e, finalmente, deu maior prioridade à segurança do usuário, privacidade e saúde mental.
Comportamentos de Liderança
Aprender com os erros e agir de acordo
Seguindo em frente
Lição Aprendida
O desconhecido fará com que os líderes cometam erros, por isso devem enfrentá-los com o mesmo compromisso com que enfrentaram o desafio. Em vez de fingir ser perfeito ou algo que não era, Sandberg se esforçou para lidar com as complexidades apresentadas.
Apesar de ser duramente e publicamente criticada na mídia, as pessoas ainda se lembram de todas as suas conquistas no Facebook e ela continua trabalhando com o mesmo compromisso.
Como uma figura-chave no gigante da tecnologia, Sandberg estabeleceu seus pontos de vista sobre as desigualdades no local de trabalho, escrevendo um livro sobre sua experiência e gerando o movimento Lean In para ajudar mulheres em todo o mundo a alcançar suas ambições, vendendo mais de 2 milhões de cópias e criando 34.000 círculos Lean In em mais de 157 países.
Ações-chave
Sandberg evocou fortes emoções ao se conectar com pessoas de sua experiência, escrevendo “Lean In”, que criou um movimento que girava em torno das mulheres no local de trabalho, e “Opção B” sobre como ela enfrentou seus maiores desafios na vida, incluindo a morte do marido. Tudo isso levando o Facebook ao topo.
Comportamentos de Liderança
Levantou a voz, defendendo mais do que ela mesma
Comunicador autoconsciente e habilidoso
Lição Aprendida
Os líderes não podem fazer isso sozinhos, portanto, eles precisam ter uma compreensão clara de por que isso é importante e ter fortes habilidades de comunicação para inspirar essa compreensão nos outros.
Ser confiante e acreditar em sua autoestima foi necessário para que Sandberg atingisse todo o seu potencial.
A autoconsciência a ajudou a conhecer melhor seus problemas e ao mesmo tempo transformar as pessoas, fornecendo-lhes inspiração em primeira mão.