Insatisfeito com a educação em casa, José Rizzo estudou engenharia mecânica nos Estados Unidos graças ao sacrifício e apoio de sua família.
O acesso a tecnologias emergentes, juntamente com percepções sobre o futuro da automação, gerou muitas ideias, incluindo o objetivo de iniciar um negócio de impacto.
Após concluir seus estudos, Rizzo voltou ao Brasil para trabalhar para uma empresa multinacional, ganhando experiência nas funções de manufatura, desenvolvimento de produtos e vendas.
Em uma de suas muitas viagens de negócios aos Estados Unidos, ele se encontra com um de seus colegas de universidade e, juntos, discutem opções para a criação de um novo negócio.
Em 1996, eles fundaram a Pollux Automation com o objetivo de aumentar a competitividade industrial do Brasil e trouxeram 4 especialistas em tecnologia para se juntar a eles.
Após um início difícil, a empresa começou a ganhar força com sua tecnologia e em cinco anos foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do país.
A Pollux recebeu o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, recebeu o Prêmio Ernst & Young Empreendedor do Ano e aportes consecutivos de capital de investidores.
"Ter fortes comportamentos éticos cria um ambiente no qual você pode ir para casa e dormir bem, mesmo que tenha muitos problemas no trabalho."
"Depois de definir uma direção estratégica, uma missão muito importante como líder é comunicá-la de uma forma muito clara e envolvente para deixar as pessoas entusiasmadas com ela."
"Quando você não consegue criar fluxos de caixa sustentáveis e alavancar seus projetos em empréstimos, os níveis das taxas de juros podem rapidamente crescer como uma bola de neve e fazer você perder o controle."
"A resistência à mudança é uma grande barreira para que as empresas sigam na direção certa."