Sobre o Líder
O primeiro e o segundo mandatos de Jacinda Ardern como primeira-ministra da Nova Zelândia foram reconhecidos como uma masterclass em liderança
Jacinda Arden (26 de julho de 1980) é a líder mundial mais jovem, tornando-se a terceira mulher primeira-ministra da Nova Zelândia aos 37 anos.
Ela é a líder do Partido Trabalhista e a segunda líder estadual eleita na história a ter um filho durante o mandato.
Para sua eleição de segundo mandato, ela teve a maior porcentagem de votos em mais de 5 décadas, reivindicando 64 assentos no parlamento.
Seu Propósito
Ardern é conhecida como uma líder que se preocupa com as pessoas que governa, as comunidades indígenas e internacionais, o meio ambiente, a igualdade e a luta contra a pobreza
“Liderança não significa necessariamente ser o mais barulhento da sala, mas sim ser a ponte, ou o que está faltando na discussão e tentar construir um consenso a partir daí. “
Caso para Mudança
"Para mim, liderança não significa necessariamente ser o mais barulhento na sala, mas sim a ponte, ou o que está faltando na discussão e tentando construir um consenso a partir daí.
Tudo que eu sempre pensei em fazer foi, em certo sentido, ajudar as pessoas, "
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Tenho grande ambição como mulher e, como primeira-ministra eleita, teremos grandes ganhos como governo em questões como a igualdade de remuneração, em questões como o apoio às mulheres nos cargos que escolhem assumir, sejam eles de trabalho ou de assistência. .. Eu mantenho essa questão perto do meu coração. ”
“Nosso Governo está de olho no futuro. É por isso que nosso plano contempla 30 anos à frente, não apenas três.
Este governo está adotando uma abordagem diferente em relação às questões que consideramos importantes. Nossas prioridades vão além de apenas ter uma economia forte; incluir a garantia de que nossos filhos não vivam na pobreza, nossas casas sejam quentes e secas, nossas regiões sejam sustentadas, nosso clima seja protegido e a Coroa e os Maoris tenham relacionamentos fortes. Só temos sucesso como país quando todos estamos bem. "
Suas Qualidades de Liderança
Ardern’s effective response to hard challenges and openness for collaboration has gained her the respect of her people and the rest of the world.
Compassivo
Quando confrontado com um ataque da supremacia branca à comunidade muçulmana da Nova Zelândia, Ardern pregou a coesão social e a solidariedade, iniciou um processo de cura após os disparos e conseguiu reunir o povo da Nova Zelândia.
Ações-chave
Ardern abraçou fisicamente sobreviventes e vítimas e deu uma entrevista coletiva para entregar uma mensagem que uniria os cidadãos de seu país, unindo-os contra o ódio.
Ela o seguiu rapidamente para pedir mudanças nas leis sobre armas de fogo da Nova Zelândia.
Comportamentos de Liderança
Determinação
Implementação rápida de medidas práticas
Lição Aprendida
A resposta abrangente dos líderes e a gestão solidária de situações delicadas podem aproximar as pessoas em momentos que podem ser extremamente divisores.
Ao fazer o que dizem em tempo hábil, Jacinda conseguiu obter ampla aprovação em suas mudanças na lei de armas em um país onde a posse de armas era generalizada.
Calmo e Medido
Quando a pandemia de coronavírus varreu o mundo, Ardern respondeu rápida e vigorosamente interrompendo a visitação estrangeira à Nova Zelândia e impondo um bloqueio nacional estrito quando pouco mais de 100 casos de COVID-19 foram confirmados.
Ações-chave
Ardern seguiu o conselho dos epidemiologistas rapidamente e adotou uma abordagem do tipo “vá duro e vá cedo”. Com uma combinação de políticas de linha dura voltadas para a ciência e toque humano que incluiu aparições empáticas casuais online, ela foi capaz de conter o surto de forma rápida e completa.
Comportamentos de Liderança
Ciente de suas fraquezas
Ouve conselhos de especialistas e age de acordo com eles
Lição Aprendida
Os líderes buscam o conhecimento de quem tem mais conhecimento sobre assuntos que não dominam, para poder atuar com rapidez e eficácia.
Ardern recebeu conselhos de especialistas rapidamente e agiu de forma decisiva e comprometida em manter seu país seguro durante a pandemia global.
Empatia
Arden trabalhou para fornecer o primeiro orçamento de bem-estar da Nova Zelândia - e do mundo - em 2019. Indicou uma nova abordagem para a forma como os governos trabalham, colocando a saúde e o bem-estar das pessoas no centro de tudo o que fazemos.
Ações-chave
O orçamento de bem-estar de Ardern incluía NZ $ 1,9 bilhão para gastos com saúde mental e meio bilhão para profissionais de saúde mental da linha de frente quando o cobiçoso atacava.
Em 2020, o orçamento se concentrou fortemente no apoio à recuperação da Nova Zelândia do COVID-19, criando empregos, ajudando as pessoas a se treinarem e apoiando negócios.
Comportamentos de Liderança
Colocando as pessoas em primeiro lugar
Abordagem nova
Lição Aprendida
Em vez de se curvar a métricas econômicas como o PIB, os líderes buscam uma gama muito mais ampla de resultados, incluindo saúde humana, segurança e prosperidade, para avaliar o sucesso de seus projetos e estratégias
Concentrando-se em ser economicamente responsável e gentil, o primeiro-ministro da Nova Zelândia deu uma lição de classe mundial para outros líderes de estado.