Sobre o Líder
Catalina Escobar é uma empreendedora social premiada que gerou soluções impactantes para dois dos desafios mais urgentes da Colômbia: pobreza extrema e mortalidade infantil
Catalina Escobar (1970) é uma empreendedora social reconhecida mundialmente.
Ela é a criadora e presidente da Fundação Juan Felipe Gómez Escobar, entidade que busca melhorar a qualidade de vida de mães adolescentes e crianças que vivem em extrema pobreza na Colômbia.
Ela é bolsista em Mulheres Líderes em Saúde Global na Fundação Stanford, Ashoka e Schwab.
Seu Propósito
A perda de seu bebê de 16 meses por Catalina a levou a evitar que outras mulheres em situação de pobreza experimentassem a mesma dor, criando soluções para reduzir a mortalidade infantil e treinando mães adolescentes para se tornarem produtivas
Em 2000, a vida de Catalina Escobar mudou por dois eventos trágicos:
a morte de seu filho de 16 meses, que caiu de uma janela do oitavo andar
A morte de um bebê de 12 dias que faleceu em seus braços enquanto ela trabalhava como voluntária em uma clínica neonatal em Cartagena, Colômbia
Catalina largou o emprego na iniciativa privada e dedicou sua vida a lançar e planejar uma iniciativa social, que se tornou a Fundação Juanfe, em memória de seu filho.
“Para mover o mundo, você tem que mover primeiro! “
Caso para Mudança
[Quando trabalhava como voluntária na maternidade de um dos maiores hospitais de Cartagena] "Sua mãe precisava de $ 30 que eu tinha no bolso. Jamais esquecerei isso, foi uma morte evitável. Quando você enterra seu próprio filho, você passa a fazer parte da alma dessas mulheres. ”
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Eu estava conhecendo mulheres que eram avós aos 26 anos. É um problema comum em partes pobres da América Latina. Eu sabia que precisávamos não apenas deter esse problema, mas também efetuar mudanças nas políticas públicas. Precisávamos de um modelo que quebrasse o ciclo da pobreza e da maternidade adolescente, que fosse replicável, escalonável e sustentável.
“… Oferta integral de serviços de saúde (mental, emocional e física), educação (básica, técnica e complementar) e vinculação ao mercado formal de trabalho. Contribuímos para o bem-estar das moças, de suas famílias e de suas comunidades ”.
Suas Qualidades de Liderança
Escobar pegou sua missão pessoal e a transformou em uma plataforma de impacto de prestígio, aproveitando suas capacidades e encontrando os parceiros certos
Dias depois de Escobar perder seu filho de 1 ano em um terrível acidente, um bebê de 10 dias em uma clínica pública morreu em seus braços porque sua mãe não podia pagar um tratamento de 30 dólares. Nos 20 anos seguintes, ela treinou 245.000 mulheres em condições de pobreza e reduziu a mortalidade infantil em 81% na cidade.
Ações-chave
Ela pesquisou qual cidade do hemisfério ocidental era a com menor prevalência de mortalidade infantil, ligou sem rodeios e viajou até lá para entender que seu modelo operacional funcionava e decidiu replicá-lo em Cartagena.
Um ano depois, deu início ao Programa Mães Adolescentes, primeira vitória que chamou a atenção dos investidores.
Comportamentos de Liderança
Fazendo uma conexão emocional e tomando iniciativa
Definir metas ambiciosas e buscar perspectivas diferentes para alcançá-las de maneira eficaz
Lição Aprendida
Escobar seguiu sua intuição para resolver um problema que lhe era caro, disposto a aprender com a experiência dos outros para acelerar seus resultados.
Sabendo que as situações socioeconômicas em Anaheim e Cartagena eram extremamente diferentes, ela almejou alto e tinha grandes objetivos para esticar o que ela acreditava ser possível
Criatividade e Inovação
Escobar levantou $ 80.000 USD em 4 minutos com financiamento coletivo de 164 investidores, abrindo um novo canal de investimento com a Bolsa de Valores da Colômbia. Ela conduziu sua organização para novos destinos e ao redor das voltas e reviravoltas da cobiça, implementando um novo modelo de vínculos de impacto social para o país.
Ações-chave
Antes de iniciar seu empreendimento social, Escobar construiu uma ampla rede no setor privado, que alavancou para financiar e expandir as atividades da ONG e construir seu nome e prestígio.
Fiel à sua missão, firmou parceria com grandes atores para um projeto específico de enfrentamento à pobreza agravada pela pandemia, abrindo o mercado de capitais para o investimento social.
Comportamentos de Liderança
Fazendo uma conexão emocional e tomando iniciativa
Definir metas ambiciosas e buscar perspectivas diferentes para alcançá-las de maneira eficaz
Lição Aprendida
Ao alavancar sua credibilidade e envolver as pessoas certas, Escobar foi pioneira em um novo modelo que deve acelerar os resultados. Escobar aproveitou para entender a atual abertura do país à inovação social que lhe permite enfrentar os desafios socioeconômicos de forma coletiva e colaborativa.
Aproveitando sua experiência e conhecido nome, Catalina criou a plataforma Mulheres Trabalhando pelo Mundo que atua há 9 anos para promover o debate, a reflexão e a solução dos problemas sociais da América Latina, que participantes de todo o mundo e patrocinam.
Ações-chave
Escobar sonhava em reunir mulheres de todo o mundo empenhadas em melhorar as perspectivas de meninas e mulheres em todo o mundo, por isso convocou participantes de diferentes países e áreas para compartilhar conhecimentos e trocar ideias.
Comportamentos de Liderança
Aprendizagem contínua e exploração de novas maneiras de fazer as coisas
Construindo uma plataforma como um líder inovador e tornando-se mais acessível
Lição Aprendida
Escobar criou uma plataforma que aumentou seu público e considera sua missão e mensagem relevantes. Concentrando-se no que outras mulheres estão fazendo para resolver problemas semelhantes e estimulando uma conversa sobre isso, ela construiu uma comunidade robusta que apoiará umas às outras em diferentes iniciativas.