Fernando Musa é doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e possui MBA pelo Insead na França.
Musa iniciou sua carreira em 1989 na Dow Chemical em seu programa de trainees de gestão. Ao longo de sua carreira, ele desempenhou diversas funções relacionadas ao desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico.
Em 1997, foi cofundador da empresa de consultoria e capital de risco MGDK, posteriormente adquirida pelo Monitor Group. Ele se tornou sócio-gerente da Monitor e liderou as operações sul-americanas.
Musa então ingressou na Quattor como vice-presidente de planejamento e integração. Em 2011, após a aquisição da empresa pela Braskem, tornou-se vice-presidente de planejamento e desenvolvimento de negócios.
Musa foi nomeado CEO da Braskem (2016-2019) e se consolidou como o sexto maior produtor mundial de resinas termoplásticas, entregou EBITDA recorde de R $ 12,3 bilhões em 2017, reforçou suas práticas de governança e compliance alinhadas às melhores referências globais, e embarcou em sua transformação digital.
Hoje ele atua como conselheiro sênior e membro do conselho da Advent International, Bain & Company, Oxiteno, Abiquim, Conselho Internacional de Associações Químicas, Alliance to End Plastic Waste, Amcham, American Chemical Council e World Plastics Council.
"Como líder, você precisa praticar o que dizem. Se você disser que vai fazer algo, você tem que ir e fazer, e se você não puder cumprir, você tem que ser capaz de explicar e comunicar por que isso aconteceu. "
“Sempre digo às minhas equipes que devemos ser capazes de explicar tudo o que fazemos em menos de 5 minutos. Caso contrário, deve ser visto como uma bandeira vermelha. "
"Para construir a confiança nas equipes, é muito importante que as pessoas se conheçam melhor, conheçam as habilidades e motivações pessoais umas das outras."
“Quando você se torna CEO de uma empresa, ainda faz parte de uma equipe, mas é muito diferente. Pode se tornar solitário. "