Sobre o Líder
Kiran Mazumdar-Shaw é a primeira mulher indiana bilionária e uma "destruidora de mitos" que, apesar de tudo, criou a maior empresa indiana de biotecnologia e produtos biológicos
Kiran Mazumdar-Shaw é um empresário bilionário indiano.
Ela é presidente executiva e fundadora da Biocon Limited e Biocon Biologics Limited, uma empresa de biotecnologia com sede em Bangalore, Índia, com capitalização de mercado de mais de US $ 7 bilhões.
Ela também foi ex-presidente do Indian Institute of Management, Bangalore.
Destinatário do Padma Shri e Padma Bhushan.
Recebedor da Ordem da Austrália, a Maior Honra Civil da Austrália
Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra Francesa, o maior prêmio civil da França
Seu Propósito
“Meu legado será na área de saúde a preços acessíveis. Estou disposto a investir no desenvolvimento desse modelo e das políticas em torno dele "
"Para melhorar a saúde global por meio de biofármacos inovadores e acessíveis para pacientes, parceiros e sistemas de saúde em todo o mundo"
Caso para Mudança
“Eu criei um negócio que tem como objetivo fazer a diferença para os pacientes com cuidados de saúde acessíveis para todos”
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Em 2014, a Biocon direcionou cerca de 10% de sua receita para pesquisa e desenvolvimento, uma proporção muito maior do que a maioria das empresas farmacêuticas indianas. ”
“Fiz investimento global e parcerias com instalações de manufatura de última geração, recursos de pesquisa e insight. Produtos, serviços e tecnologias novos e inovadores também são ambicionados na Biocon para tornar os cuidados de saúde mais acessíveis ”
Suas Qualidades de Liderança
Kiran Mazumdar-Shaw começou uma empresa de ciências da vida há quatro décadas, sem qualquer apoio financeiro ou experiência em negócios familiares e transformou-se em um império adicionando um tijolo de cada vez
Quebrador de Mitos
Por desejo de seu pai, ela estudou ciência da fermentação, para treinar como mestre cervejeiro, na Universidade de Melbourne, na Austrália. Então ela queria ser uma cervejaria mestre na Índia, mas ninguém contratou dizendo que isso é “trabalho de homem”. Ela começou seu próprio negócio em biotecnologia, tornando-o um império de bilhões de dólares.
Ações-chave
Como Kiran não foi capaz de obter nenhum sucesso na Índia devido à profissão de cerveja dominada pelos homens, ela começou a procurar oportunidades em outros países.
Quando estava prestes a começar um emprego na Escócia, conheceu Leslie Auchincloss, fundadora da Biocon Biochemicals Limited, de Cork, Irlanda, que a ofereceu para ser sua sócia.
Comportamentos de Liderança
Se uma porta se fechar, procure outras maneiras e oportunidades de seguir sua paixão
Lição Aprendida
Esteja pronto para ir além de seus críticos e ser um destruidor de mitos
Auchincloss estava procurando um parceiro na Índia para ajudar a estabelecer uma subsidiária indiana para fornecer-lhe papaína (uma enzima do mamão usada para amaciar a carne).
Inicialmente, a Sra. Mazumdar recusou, pois ela não tinha experiência em negócios, no entanto, mais tarde, persuadiu a fundar a Biocon em 1978.
Nunca Desista
Ela começou a Biocon Índia em 1978 na garagem de sua casa alugada em Bengaluru com um capital inicial de Rs. 10000. Ela enfrentou muitos desafios iniciais, desde a contratação de pessoas com as qualificações necessárias, obtenção de financiamento e infraestrutura deficiente. Ultrapassando essas barreiras, ela conseguiu exportar produtos para os Estados Unidos e Europa, no primeiro ano de sua criação.
Ações-chave
Como não havia financiamento de risco na Índia naquela época, isso a forçou a criar um modelo de negócios baseado em receitas e lucros.
Ela também enfrentou dificuldades para obter um empréstimo de um banco. Finalmente, uma reunião com um banqueiro em um evento social a ajudou a obter seu primeiro apoio financeiro
Comportamentos de Liderança
Procurando oportunidades nas adversidades
Adicionando um tijolo de cada vez.
Lição Aprendida
Empreendedorismo é ser capaz de enfrentar o fracasso, gerenciar o fracasso e ter sucesso após o fracasso
Seu primeiro funcionário foi um mecânico de garagem aposentado, e sua primeira unidade foi em um galpão próximo de 3.000 pés quadrados.
Apesar de todas essas probabilidades e falhas, Kiran liderou a evolução da Biocon de uma empresa de manufatura de enzimas industriais para uma empresa biofarmacêutica totalmente integrada.
Transforme a Pesquisa em Ação
Em 2014, a Biocon direcionou cerca de 10% de sua receita para pesquisa e desenvolvimento, uma proporção muito maior do que a maioria das empresas farmacêuticas indianas. No entanto, indo além desse investimento em pesquisa, ela foi capaz de criar um portfólio de produtos e parcerias de negócios bem equilibrado para se concentrar verdadeiramente em “cuidados de saúde acessíveis.
Ações-chave
Kiran sempre focou em cuidados de saúde acessíveis e dedicou grande parte do orçamento de pesquisa para fazer produtos de saúde de baixo custo.
Por exemplo, ela percebeu o potencial de mercado das estatinas (drogas que combatem o colesterol) desde o início e que a patente do medicamento para baixar o colesterol lovastatina expirou em 2001. Biocon se envolveu em seu desenvolvimento e torná-lo econômico.
Comportamentos de Liderança
Veja as tendências para criar um futuro sustentável para todos
Lição Aprendida
Use pesquisa, inovação e tecnologia para criar soluções sustentáveis e acessíveis acessíveis a todos
As estatinas representam mais de 50 por cento da receita da empresa. 6. A empresa vendeu 3 bilhões de doses de insulina até o momento e possui a maior fábrica de insulina da Ásia na região de Johor, na Malásia.