Sobre o Líder
A carreira de serviço público de Kamala Harris foi repleta de inovações, fazendo história em cada etapa do caminho
Kamala Harris (20 de outubro de 1964) é a primeira mulher, a primeira negra e a primeira asiático-americana vice-presidente dos Estados Unidos da América
Ela se tornou procuradora distrital de San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira mulher e a primeira afro-americana a servir como procuradora-geral da Califórnia
Foi eleita senadora em 2017, sendo a única segunda negra eleita para o Senado dos Estados Unidos
Seu Propósito
Desde muito jovem, Harris sonhava em ser advogado. Filha de pais imigrantes, ela cresceu acreditando na promessa da América e lutando para garantir que essa promessa fosse cumprida para todos os americanos
“Não fique sentado reclamando das coisas, faça alguma coisa”, disse a mãe de Kamala enquanto ela crescia. Isso impulsionou Kamala todos os dias.
Ela começou a trabalhar para famílias trabalhadoras na Procuradoria Distrital de Alameda Country e, mais tarde, como procuradora distrital de São Francisco. Procurador-geral da Califórnia e senador pelo estado da Califórnia.
Seu forte enfoque social a levou a lutar por justiça todos os dias em nome das pessoas nas diferentes funções que ela desempenhou, desde ajudar a conquistar a igualdade no casamento para todos até o processo contra gangues transnacionais que impulsionam o tráfico humano, contrabando de armas e redes de drogas.
"Meu desafio diário para mim mesmo é ser um obstáculo para a solução, ser um guerreiro alegre na batalha que está por vir."
Caso para Mudança
“Vamos aproximar nosso país de cumprir sua grande promessa. Mas, para fazer isso, precisaremos trabalhar, organizar e votar como nunca antes. Precisamos de um mandato que prove que os últimos anos não representam quem somos ou quem aspiramos ser. ”
Lacunas (GAPs) de Liderança
“Vamos abordar a insegurança econômica e a desigualdade, combater a corrupção democrática e promover o respeito pelos direitos humanos.”
“Os EUA não podem fazer esse trabalho sozinhos. Nossa estratégia se concentra em nossas parcerias com outros governos, instituições internacionais, empresas, fundações e sociedade civil. ”
Suas Qualidades de Liderança
Kamala Harris é uma líder empática e autêntica que entrega mensagens e resultados poderosos sob intenso escrutínio
Destemido
Em 2012, durante seu primeiro ano como procuradora-geral, Harris intermediou um acordo histórico de US $ 18 bilhões com as cinco maiores empresas hipotecárias da América, citando práticas impróprias de execução hipotecária. Ela notoriamente se afastou do acordo inicial de $ 2-4 milhões, jogando duro.
Ações-chave
Quando os Grandes Bancos ofereceram seu negócio, Harris pensou que eles a estavam enganando, então ela contratou uma firma de consultoria externa para analisar como a oferta correspondia ao dano causado e encontrou aliados em outros procuradores-gerais do estado.
Ela sofreu intensa pressão da Casa Branca e de outros estados para fazer um acordo, mas desistiu das negociações jogando duro e depois voltou para garantir um acordo cinco vezes melhor.
Comportamentos de Liderança
Negociação tenaz e tomada de risco
Confiança na posição e argumentos baseados em dados para apoiá-la
Lição Aprendida
Como líder, você precisa confiar em seus instintos e assumir o risco. Às vezes, como líder, você discordará das pessoas que respeita; no entanto, use dados concretos e seus instintos para tomar uma posição sobre o que acredita ser certo. Às vezes, movimentos ousados o levarão a negociações difíceis, que podem terminar em resultados maiores.
Harris escreveu um artigo para o USA Today criticando o governo Trump por suas falhas em lidar com a pandemia Covid-19. De forma clara, apaixonada e corajosa, ela gritou para que o governo liderasse com empatia e fizesse as coisas, caso contrário, se afastasse e deixasse verdadeiros líderes liderarem
Ações-chave
Harris condenou a maneira como o presidente Donald Trump lidou com a pandemia COVID-19 e, durante a campanha, ela pediu repetidamente aos líderes que "ouçam os cientistas e especialistas" sobre como proceder.
Comportamentos de Liderança
Dá o tom à conversa
Sem medo de atrito para mudar o comportamento
Lição Aprendida
O líder não pode se conter. Eles precisam usar sua voz para defender seus valores e impulsionar a transformação. Ter um estilo de comunicação claro e apaixonado pode repercutir em muitos. Como líder, é importante conhecer sua história e o que você representa, e permitir que os outros também saibam.
Harris evocou respeito durante o debate vice-presidencial, quando o oponente Mike Pence tentou falar sobre ou minimizar sua experiência. Em resposta, ela respondeu "Sr. Vice-presidente, estou falando" e continuou a apresentar seus argumentos de maneira não apologética.
Ações-chave
Harris desenvolveu sua inteligência emocional para ser assertiva ao falar em situações estressantes. Ela manteve os olhos no objetivo, falando diretamente para os americanos diante das câmeras, mostrou entusiasmo ao usar sua linguagem corporal e manteve um olhar agradável o tempo todo, apesar do que estava sendo discutido.
Comportamentos de Liderança
Presença vocal e física
Enfrente situações tensas
Lição Aprendida
Movido por propósitos significa estar preparado para qualquer situação que possa surgir a fim de se chegar aos objetivos finais, comandar uma sala e marcar sua presença.
O foco em apresentar sua mensagem, reconhecendo o espectador, deixando claro que você está lá para deixar sua mensagem.